Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Cadastro Nacional de Animais Domésticos entrou em vigor nesta semana e reúne em um único banco de dados informações sobre os animais e seus tutores. O serviço de emissão do documento é gratuito e a carteira traz um número de identificação único, foto do pet e um código QR.
Chamado oficialmente de Sinpatinhas, o sistema foi criado a partir de uma lei aprovada em dezembro de 2024 pelo Congresso Nacional e será vinculado à plataforma Gov.br. O registro é único, intransferível e permanente, acompanhando o animal ao longo de toda a sua vida – desde filhote até a fase idosa.
O banco de dados vai reunir dados dos tutores e informações sobre os animais, incluindo raça, sexo, idade real ou presumida, vacinas aplicadas e doenças contraídas ou em tratamento. Além disso, será obrigatório informar sobre a venda, doação ou morte do animal, indicando a causa.
O sistema vai gerar uma carteirinha digital com a foto do pet e um QR Code que poderá ser impresso e preso na coleira. Isso permitirá a identificação em caso de perda ou abandono. Bichinhos que não tenham microchipagem também podem ser registrados. Se optar pelo microchip, o SinPatinhas aceita qualquer fabricante.
O cadastro é voluntário para a maioria das pessoas. A obrigatoriedade vale somente para quem utiliza recursos da União para ações como castração e microchipagem.
Confira passo passo a passo
#rádioitajubá #pet #RG #sinpatinhas