
A Prefeitura de Itajubá revisou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. O anúncio foi feito na última semana. De acordo com a administração municipal, o objetivo é evitar os alagamentos e desastres naturais.
O plano de contenção para os alagamentos conta com o apoio de diversos órgãos, nele o município norteia as ações a serem tomadas em caso de enchentes. Na cidade há o monitoramento do rio Sapucaí e os ribeirões Anhumas, José Pereira e Lourenço Velho 24 horas por dia, por meio de uma parceria com o Instituto de Recursos Naturais da Unifei (Universidade Federal de Itajubá).
Em 2021 foi criado no município o Nupdec (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil) formados nos bairros de maior risco, para que os moradores possam contribuir mais efetivamente com as ações da Defesa Civil na prevenção de desastres.
Em agosto deste ano o bairro Medicina recebeu placas com rotas de fuga, que indicam saídas seguras e rápidas para a população em situações de desastres naturais.Os bairros rurais Ano Bom, Ilha e Rio Manso também receberam a iniciativa.