Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

ITAJUBÁ ENFRENTA O CAOS NA SAÚDE PÚBLICA EM MEIO AO PIOR MOMENTO DA PANDEMIA - Rádio Itajubá

ITAJUBÁ ENFRENTA O CAOS NA SAÚDE PÚBLICA EM MEIO AO PIOR MOMENTO DA PANDEMIA

O mês de março ainda nem acabou e já tem 1.058 novos infectados e 47 mortes causadas pela doença. A cidade é a primeira do Sul de Minas em números de óbitos, com 170 registros. Neste cenário, o Hospital de Clínicas anunciou a interrupção de atendimentos no pronto-socorro da instituição. 

 

Segundo o hospital, apenas pacientes que chegarem de ambulância, bombeiros ou em situações de urgência grave poderão ser atendidos. A medida tem validade por tempo indeterminado. A instituição é a única em Itajubá que realiza atendimentos no pronto-socorro pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Diante do colapso do Hospital de Clínicas, a prefeitura informou que quem precisar de atendimento médico não emergencial deve procurar pela Policlínica do bairro São Vicente (Posto do Mercado), que ficou aberta até às 22h no domingo. No comunicado, a prefeitura não especificou se a medida será para toda a semana.

 

Nas redes sociais, muitas pessoas mostraram preocupação com a transferência de atendimentos para a Policlínica do Mercado, pois a estrutura, equipamentos e insumos necessários para o pronto atendimento podem não ser adequados, visto que o local nunca foi usado para este fim. Além disso, muitos pacientes reclamam da falta de médicos na atenção básica nos postos de saúde. 

 

LEITOS LOTADOS

 

Outra questão que gera preocupação em Itajubá é a ocupação dos leitos destinados para pacientes com covid-19. Mesmo com a ampliação no número de leitos, que foram adquiridos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (CISMAS), com o objetivo de atender os pacientes de 14 municípios da microrregião de Itajubá, a ocupação na UTI chegou a 98% neste domingo (14).

 

Das 58 vagas na terapia intensiva, 57 estão ocupadas, restando apenas um leito disponível. Com relação aos leitos clínicos, dos 85 disponíveis, 83 estão ocupados, uma lotação de 97%.

 

ONDA ROXA

 

O ofício 005 do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-MG), emitido de 12 de março, assinado pelo secretário de saúde da cidade, Nilo Baracho, e pela secretária de saúde de Pouso Alegre, Sílvia Regina, pede ao Governo de Minas providências urgentes para implantar medidas mais rígidas na região. Segundo o documento, a medida é necessária para “conter a evolução da pandemia e restabelecer com velocidade a capacidade de assistência hospitalar das macrorregiões e preservar a vida”.

 

Caso o governador atenda ao pedido, a região passaria da Onda Vermelha para a Onda Roxa, que além do toque de recolher das 20h às 5h, estabelece o fechamento dos comércios tidos como não essenciais. Entretanto, vale ressaltar que é permitido ao prefeito, do município que está na faixa menos restritiva, a Onda Vermelha, por exemplo, aderir à Onda Roxa de forma voluntária.

 

FACEBOOK REMOVE VÍDEO APÓS ANÚNCIO DE MEDICAMENTO SEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA

 

Em medida polêmica, o prefeito Christian Gonçalves (DEM) e o vice-prefeito e secretário de saúde, Nilo Baracho (Republicanos), anunciaram em vídeo postado no Facebook que a partir desta segunda-feira (15) será disponibilizado nos postos de saúde o tratamento precoce para o novo coronavírus.

 

Entretanto, não existem estudos que comprovem, de fato, a eficácia do uso dos medicamentos para evitar maiores danos provocados pela doença. Tanto a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) como a Organização Mundial da Saúde (OMS), não reconhecem qualquer uso de medicamentos como forma eficaz de se combater a covid-19 de forma precoce. 

 

Mediante o anúncio, a rede social excluiu o vídeo por conter informação falsa sobre a covid-19. “Não permitimos informações falsas que podem causar danos físicos. Isto inclui informações que organizações de saúde reconhecidas afirmam que podem induzir pessoas a acreditar em formas incorretas de cura ou prevenção de doenças ou desencorajar as pessoas a procurar tratamento médico”, diz o aviso.

 

Deixe seu comentário:

© Direitos reservados - Rádio Itajubá