Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

EM MEDIDA POLÊMICA, BOLSONARO NOMEIA TERCEIRO COLOCADO, QUE TEVE APENAS TRÊS VOTOS, PARA REITOR DA UNIFEI - Rádio Itajubá

EM MEDIDA POLÊMICA, BOLSONARO NOMEIA TERCEIRO COLOCADO, QUE TEVE APENAS TRÊS VOTOS, PARA REITOR DA UNIFEI

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou o Professor Edson da Costa Bortoni como novo reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A medida foi publicada no Diário Oficial da União e tem causado polêmica. Bortoni foi o último colocado em votação realizada pela comunidade acadêmica.
O professor é centro de uma polêmica. Ele foi acusado pela comunidade acadêmica por ser o responsável por divulgar um dossiê, nas redes sociais, com informações contra os outros candidatos à reitoria. Na época, o atual reitor, Dagoberto Alves de Almeida, emitiu uma nota repudiando o dossiê.
“O tal dossiê procura passar a mensagem de que o reitor é um militante radical de esquerda, assim como todos os que com ele trabalham e que, por decorrência, são todos opositores da linha ideológica do presente governo. Isso é de um acachapante mau-caratismo”, afirmou à época.
Bortoni teve apenas três votos. O primeiro colocado na lista tríplice foi o professor Marcel Fernando da Costa Parentoni com 36 votos. Em segundo lugar, ficou o professor José Arnaldo Barra Montevechi, que teve 10 votos.
A comunidade acadêmica informou à reportagem que estudantes e professores estão se movimentando contra a nomeação do presidente da República. O novo reitor deve assumir a partir de 19 de dezembro. Ao todo, 17 instituições de ensino superior receberam nomeações que não respeitaram a ordem da lista tríplice.
Desde 1996, a instituição de ensino deve encaminhar ao presidente da República uma lista com os três candidatos à reitoria mais votados internamente. Por tradição, o presidente da República formaliza a escolha do primeiro nome – o que Bolsonaro não tem feito.
A atitude de Bolsonaro é semelhante a outras nomeações. O presidente é acusado de desrespeitar a lista tríplice, noemando reitores conforme sua ideologia. Medidas semelhantes foram tomadas na Univesidade Federal do Piauí (UFPI), onde o segundo mais votado foi empossado, e no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), onde ele empossou um reitor temporário.

Deixe seu comentário:

© Direitos reservados - Rádio Itajubá