Pela primeira vez, após o término da Onda Roxa do programa Minas Consciente, Itajubá atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI, nos dois hospitais que atendem a região da cidade. Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, o índice de ocupação nas terapias intensivas saltou de 95%, neste sábado (15), para a tonalidade neste domingo (16).
Dos 58 leitos de terapia intensiva disponibilizados, todos estão ocupados. Já com relação aos leitos clínicos, houve uma pequena queda no índice de ocupação tanto na Santa Casa como no Hospital de Clínicas. No sábado (15), a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria era de 41%. No boletim epidemiológico divulgado neste domingo (16), a taxa estava em 31% e dos 75 leitos disponibilizados, 23 estão ocupados por pacientes com covid-19.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o município registrou dois óbitos por suspeita de covid-19. Ao todo, 342 pessoas morreram por complicações da doença na cidade desde o início da pandemia.
Itajubá ainda é a cidade da região com mais óbitos pela doença. Em segundo lugar está Pouso Alegre, com 326 registros. Em terceiro está Poços de Caldas, com 292. Em quarto está Varginha, com 211.
Os números divulgados pela prefeitura indicam que apenas no final de semana, a cidade teve 18 registros de contaminados. O número de infectados saltou de 7.468 para 7.486. Em Itajubá, 7.071 pessoas já são consideradas recuperadas da doença.