Com a queda brusca de temperatura ao longo da semana, o Centro Municipal de Triagem e Acolhimento (CMTA) de Itajubá dobrou o número de vagas para acolher pessoas em situação de rua.
Para aumentar a oferta de vagas no inverno, o CMTA está aceitando doações de colchões, cobertores, toalhas, roupas de cama e masculinas, como informa Ana Lídia Di Lorenzo, psicóloga responsável pela instituição.
Em entrevista ao Espaço Livre, a psicóloga disse que o número de pessoas em situação de rua varia na cidade de acordo com a sazonalidade, mas atualmente está em torno de 120.
No local, que funciona 24 horas, essas pessoas em vulnerabilidade social recebem cinco refeições ao dia, banho quente, produtos de higiene pessoal, além de apoio psicológico e de assistente social. Quando necessário, os usuários são encaminhados para comunidades terapêuticas, fazem segunda via de documentos e são orientados sobre benefícios do governo.
Por conta da onda de frio, a prefeitura também intensificou as abordagens embaixo das pontes, praças, rodoviária, mercado municipal e outros locais onde pessoas nessa situação se reúnem para informar dos serviços prestados pelo Centro.
As doações podem ser entregues no CMTA, que fica na rua Tenente José Cabral Rennó, 165, no bairro São Vicente, ao lado do Bar Cultural e atrás do antigo ITC. O telefone para contato é o 3622-2765.