
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O Centro Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA) de Pouso Alegre inaugurou no dia 25 deste mês a sua nova sede, em um evento que reuniu autoridades municipais, estaduais e federais. O empreendimento, que funciona como um porto seco, investiu cerca de R$ 200 milhões para mudar de endereço e ampliar suas operações.
Em atividade desde 2017, o CLIA deixa uma área de 28 mil m², com 4,5 mil m² construídos, e passa a ocupar um terreno de 475 mil m², planejado para receber até 208 mil m² de edificações. Segundo o sócio-fundador David Maciel Filho, a primeira etapa prevê 108 mil m² de área alfandegada, dos quais 47 mil m² já estão concluídos ou em fase final de obras. A expansão total depende também da ICTSI, acionista majoritária e maior operadora portuária independente do mundo.
O projeto reserva ainda cerca de 100 mil m² para uma área não alfandegada, destinada a futuros negócios e iniciativas que agreguem valor ao complexo.
Com a nova estrutura, o CLIA lança o “Corredor Rio x Minas”, iniciativa que pretende transformar o centro em uma extensão do Porto do Rio de Janeiro, oferecendo alternativa ao fluxo tradicional via Santos. O empreendimento também opera cargas vindas de Itajaí, Vitória e dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, além do modal rodoviário.
Desde o anúncio da mudança, em dezembro de 2024, a base de clientes aumentou cerca de 20%, chegando a 286 empresas de diversos setores, incluindo indústrias de Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Extrema. A movimentação de cargas também subiu entre 30% e 40%, segundo Maciel Filho.
A expectativa é que o novo espaço atraia mais indústrias e centros de distribuição. “Pretendemos, no mínimo, dobrar o faturamento”, afirma o empresário. O CLIA de Pouso Alegre tem valor de mercado estimado em R$ 320 milhões.
Fonte: Portal da Cidade Pouso Alegre