Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (25), um convite para que o prefeito Christian Gonçalves (DEM) vá à Casa do Legislativo prestar esclarecimentos sobre a situação da Valônia na cidade.
O convite foi feito pelos vereadores Andressa Daiany, do mandato coletivo Nossa Voz (PT), Pedro Gama (PV), Marcelo Krauss (Progressistas) e Sílvio Vieira ( PV).
Desde março de 2020 a Valônia vem retirando linhas na cidade, tanto na zona urbana como rural. A situação se agravou em 2021, quando no dia dois de agosto a empresa paralisou diversas linhas no município.
No dia 20 de agosto, após quase três semanas de paralisação, a prefeitura a acionou o Ministério Público para tentar resolver a situação. De acordo com nota da administração municipal, era um requerimento enviado ao órgão e não judicialização. Porém, nem a prefeitura nem o Ministério Público divulgaram se houve acordo com a empresa.
No dia 18 de outubro uma moção de protesto para que a prefeitura desse uma solução ao problema da falta de transporte coletivo da Valônia em Itajubá, foi recusada pela maioria dos vereadores.
O documento, feito pelos vereadores Pedro Gama (PV), Andressa Daiany, do mandato coletivo Nossa Voz (PT), e Robson Vaz (PSDB) afirmava que a falta do transporte coletivo viola um direito garantido pela constituição, pois é um serviço público essencial.
A reunião está marcada para acontecer na quarta-feira, 4 de novembro. Caso o prefeito não possa comparecer, uma nova data poderá ser proposta.