Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A prefeitura de Itajubá anunciou nesta segunda-feira (5) o início da vacinação contra a covid-19 de pessoas com 40 anos sem comorbidades. Porém, muita gente tem reclamado da desorganização no processo de convocação para a imunização na cidade e da falta de doses.
Para facilitar a ordem de vacinação contra o coronavírus, o Executivo Municipal criou um sistema de cadastro online, chamado Itajubá Digital. Por meio da internet, as pessoas anexam documentos de identificação e outros comprovantes que possam provar comorbidades, exercício de uma determinada profissão e também a idade para a população em geral.
Logo após o cadastro, a prefeitura envia, por celular ou e-mail, um registro de confirmação. Depois, quando chega o momento da vacinação da faixa etária ou grupo específico, a pessoa é convocada. Entretanto, a situação tem sido bem diferente da anunciada pela administração municipal.
A contadora Klércia Fonseca, de 41 anos, se sentiu frustrada por não conseguir a tão esperada vacina. “ Soltaram programação de vacinação de pessoas acima de 40 anos e não tem QR code pra todo mundo. Fiz o cadastro logo que pediram não chegou o código. Pediram para procurar posto, fui. Lá disseram pra eu esperar, pois não tem vacina pra todo mundo. Ah, então não divulgue que vai vacinar por idade ou então deixa bem claro, não tem vacina, vai chegar em lotes. Eles sequer sabem quantas doses de covid vão ser liberadas”, desabafa.
Segundo Klércia, seu cadastro foi realizado no dia 17 de junho e a atendente do posto pertencente a sua região, o do Rebourgeon, disse que não há nada errado com ele. Ela questiona ainda qual o critério usado pela prefeitura para definir quem receberia o imunizante primeiro por faixa etária. “Faltou transparência. Quem recebeu primeiro foi quem realizou o cadastro primeiro? Sinceramente não sei. Deviam publicar que receberiam a vacina quem cadastrou em determinada data. Me sinto feita de boba”. diz
Na página oficial da prefeitura no Facebook, também não faltaram reclamações de pessoas que não receberam a confirmação, mesmo com a idade anunciada. A Rádio Itajubá também tem recebido diversas reclamações. O empresário Tony Costa, de 59 anos, conta que não foi vacinado, mesmo após mais de um mês da vacinação de sua faixa etária ter tido início.
“Eu fiz o cadastro da vacina, mas até agora eu não fui notificado nem recebi o QR code. As pessoas que fizeram o cadastro depois de mim, com idade inferior, já receberam a confirmação com o QR code. É realmente um problema”, conta.
Outro grupo que tem enfrentado dificuldade na vacinação é o das gestantes. É o caso de Beatriz Castilho, que realizou o cadastro logo quando as inscrições para seu grupo foram abertas.“Eles abriram a campanha de vacinação para gestantes. Eu não tinha recebido meu QR code ainda. Teve dois dias de vacinação. Tinha recebido que tinha sido aprovada, mas não recebi meu QR code. Liguei no postinho para escutar que tenho que esperar”, reclama.
Com o avanço da vacinação para o público de 40 anos, as reclamações aumentaram. Para Leonardo Francisco, morador do bairro Nossa Senhora de Fátima, o transtorno é grande. Ele tem 45 anos e até hoje não conseguiu a primeira dose. “Até hoje não tomei a vacina. Uma Lei Federal, no site do Ministério da Saúde, diz que se você tem a idade estipulada ou é do grupo que está vacinando, é só chegar com o cartão do SUS e um documento com foto e será vacinado. Isso não ocorre”, conta.
Para ele, o Itajubá Digital só causou problemas. “Tem pessoas que têm o cadastro e não foram vacinar. E aí? Eu tenho a idade. Você vai lá com o documento e não consegue vacinar”, conta.
Outros relatos recebidos pela reportagem apontam que os atendentes dos postos de saúde afirmam que o atraso na convocação da vacinação é devido à falta de doses. A reportagem da Rádio Itajubá tentou contato com a Secretaria de Saúde, mas não recebeu resposta sobre as reclamações.