Em meio ao avanço de casos de covid-19 na região, foram disponibilizados mais dez leitos de UTI para o novo coronavírus em Itajubá. Segundo dados divulgados pela prefeitura, a cidade agora conta com 68 unidades para terapia intensiva.
Mesmo com o reforço, a taxa de ocupação continua alta na cidade. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (15), o índice está em 96%. Na segunda-feira (14), com 58 leitos, a taxa estava em 98%. Dos 68 leitos de terapia intensiva disponibilizados, 65 estão ocupados por pacientes com covid-19. São 23 pacientes de Itajubá e 42 de outras cidades.
Já com relação aos leitos clínicos, houve queda no índice de ocupação tanto na Santa Casa como no Hospital de Clínicas. Na segunda-feira (14), a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria era de 41%. No boletim epidemiológico divulgado nesta terça (15), a taxa caiu para 39%. De todos os 75 leitos disponibilizados, 29 estão com pacientes com covid-19.
Em visita a Itajubá no dia 2 de junho, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou a criação de 38 novos leitos para a covid-19 no município. De acordo com Zema, seriam 18 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 20 de enfermaria.
Em março deste ano, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (CISMAS), composta por vários municípios do entorno de Itajubá, já havia ampliado a oferta de leitos para covid-19 na cidade, com a aquisição de 27 leitos de UTI e 40 de enfermaria.
A cidade teve um óbito confirmado para covid-19 nesta terça-feira (15). Segundo a Secretaria de Saúde, a vítima tinha 87 anos e apresentava comorbidades. Ao todo, 372 pessoas morreram por complicações da doença no município desde o início da pandemia.
Em um dia, Itajubá teve 37 registros de contaminados. O número de infectados saltou de 8.378 para 8.415. No mu