Itajubá está com 90,74% dos leitos de UTI ocupados segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta quinta-feira (4). É o maior índice registrado na cidade em toda a pandemia.
Ainda segundo a SES-MG, a proporção desses leitos ocupados por pacientes com covid-19 é de 42,59%. Na quarta-feira (3), a taxa de ocupação estava em 87% e a proporção para pacientes com o novo coronavírus era de 44%. O índice já é maior que o registrado em todo o Sul de Minas.
Nas últimas semanas Itajubá vem registrando alta nos número de infectados e de mortes pelo novo coronavírus. Com essa realidade, o Comitê Extraordinário Covid-19 de Minas Gerais incluiu a microrregião da cidade na Onda Vermelha do Programa Minas Consciente.
A medida, publicada nesta quinta-feira (4), é válida para o período de 6 a 12 de fevereiro. A avaliação leva em conta dados como a ocupação dos leitos de UTI, a velocidade do avanço da doença e a taxa de incidência no município.
Com a mudança na classificação, a população deve adotar medidas mais severas de distanciamento social. A distância de uma pessoa para outra dentro dos estabelecimentos comerciais passará de 1,5 para 3 metros, o limite de ocupação dos hotéis sai de 75% para 50% e o limite de pessoas por evento será reduzido para até 30 pessoas.