Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Músicas recentes:
Veja as músicas que já tocaram por aqui.

COVID-19: TAXA DE LETALIDADE EM ITAJUBÁ É MAIOR QUE A MÉDIA BRASILEIRA E UMA DAS MAIS ALTAS DA REGIÃO

A taxa de letalidade mede a proporção de pessoas que morrem em relação ao total de infectados de uma determinada doença. Na pandemia de covid-19, o índice é um instrumento importante para medir a eficácia dos governos no combate ao novo coronavírus.
De acordo com estudo realizado pelo mestrando da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Iago Felício, a taxa de letalidade para a covid-19 em Itajubá está bem acima da média nacional. Segundo cálculo feito com base em dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a média brasileira é de 2,5%, enquanto que na cidade está em 3,53%. Pouso Alegre, por exemplo, tem 5.102 casos acumulados do novo coronavírus e 91 óbitos. Na cidade, a taxa de letalidade é de 1,78%, bem inferior ao índice registrado em Itajubá.
Outro indicador apontado pelo pesquisador é com relação ao aumento dos novos infectados no município. “Venho com a infeliz notícia de que mais uma vez atingimos a semana com o maior número de novos casos em Itajubá. Após duas semanas seguidas registrando 168 casos, esta semana foram contabilizados 224 novos registros”, faz um alerta.
Além disso, Felício manifesta preocupação com a possível subnotificação de óbitos no município. Segundo ele, não foi observado crescimento no número de mortes na cidade entre os dias 20 e 24 de janeiro, mesmo com a morte do pai do vereador Marcelo Krauss, José Renato Moura Rezende, na última sexta-feira (22) em decorrência da doença.
“Dado que não conheço os procedimentos de contabilização de óbitos cabe a mim questionar o porquê dessa situação e me preocupa cogitar a possibilidade de que a situação possa ser pior, se registros de óbitos não estiverem sendo contabilizados”, diz o pesquisador.
Outro índice que gera atenção é a taxa de mortalidade, indicador que representa a possibilidade de qualquer pessoa morrer em decorrência da doença. O cálculo é feito com base em 100 mil habitantes. Em Itajubá, esse índice é de 93,4 enquanto que as outras duas cidades com mais óbitos no Sul de Minas apresentam números menores, mesmo possuindo uma quantidade maior de registros. Em Pouso Alegre, que acumula 91 óbitos, a taxa está em 59,6 e Poços de Caldas, com 105 mortes, a taxa é de 62,2.
Segundo o Boletim Epidemiológico da prefeitura desta segunda-feira (25), Itajubá tem 2.605 casos acumulados de covid-19 e 711 pessoas apresentam sintomas da doença e foram colocadas em isolamento domiciliar. O município é a segunda cidade do Sul de Minas com mais mortes causadas pela covid-19, com 92 registros.

 

 

 

Deixe seu comentário:

Menu

Contato

Telefone:

(35) 3623-1333

Telefone Comercial:

(35) 3623-1333

E-mail:

radioitajuba107fm@yahoo.com

Endereço: Rua: Barão do Rio Branco, 342, Boa Vista, Itajubá, MG, Brazil

Curta no Facebook